Objetivos do curso:

  • Fomentar a prática da exposição bíblica no ministério pastoral e na prática do ensino bíblico.
  • Fornecer ferramentas para a prática da exposição bíblica.
  • Fortalecer o ensino da Bíblia no contexto da Igreja Local e dos Seminários Teológicos.

Público-alvo:

  • Pastores, professores de Seminários, educadores e outros interessados em expor a Bíblia com profundidade.

Descrição do Curso:
As aulas serão oferecidas da seguinte maneira:

  • Início das aulas: 08 de agosto.
  • Prazo máximo para inscrição: 03 de agosto.
  • Uma vez por semana à noite, às terças-feiras, das 18h:15 às 22h:30.
  • Ao longo do curso, haverão 6 sextas-feiras de aulas, das 18h:15 às 22h:30, sendo que os encontros ocorrerão uma vez por mês.
  • Ao longo do curso, também haverá 3 semanas de aulas intensivas (1 semana por semestre).

Curso preparado para auxiliar Pastores, professores de Seminários, educadores e outros interessados em expor a Bíblica com profundidade.


Abordagem do Curso:

  • O curso considera a exposição bíblica como fator preponderante para a edificação da Igreja. Os professores são pastores e teólogos comprometidos com as Escrituras. Deste modo, o curso fornece ferramentas que auxiliam na prática da exposição bíblica no contexto da Igreja Local e dos Seminários Teológicos.

Inscrições até dia 03 de Agosto

Grade Curricular

Definição de exposição bíblica. Os passos essenciais para a realização da exposição bíblica.
Análise de alguns trechos selecionados dos livros do Pentateuco e dos Livros Históricos, destacando as questões hermenêuticas fundamentais e os princípios que fornecem estratégias e métodos para se pregar e ensinar esses livros.
Análise de alguns trechos selecionados dos Livros Poéticos e dos Profetas Maiores, destacando as questões hermenêuticas fundamentais e os princípios que fornecem estratégias e métodos para se pregar e ensinar esses livros.
Análise de alguns trechos selecionados dos Profetas Menores, destacando as questões hermenêuticas fundamentais e os princípios que fornecem estratégias e métodos para se pregar e ensinar esses livros.
Análise de alguns trechos selecionados dos Evangelhos e do livro de Atos, destacando as questões hermenêuticas fundamentais e os princípios que fornecem estratégias e métodos para se pregar e ensinar esses livros.
Análise de alguns trechos selecionados das Cartas de Paulo, destacando as questões hermenêuticas fundamentais e os princípios que fornecem estratégias e métodos para se pregar e ensinar essas epístolas.
Análise de alguns trechos selecionados das Cartas Gerais e do Apocalipse, destacando as questões hermenêuticas fundamentais e os princípios que fornecem estratégias e métodos para se pregar e ensinar esses livros.
Análise do pensamento reformado e suas implicações para a exposição bíblica.
Os desafios para a pregação da Bíblia no contexto da Pós-modernidade. A compreensão do cenário antropológico, social e cultural da realidade brasileira atual. Como a pregação pode alcançar o ouvinte pós-moderno?
Os princípios gerais da hermenêutica: análise histórico-cultural; análise gramatical; análise literária e análise teológica. Uma análise do conceito de sensus plenior. A importância da Analogia das Fé para a exposição bíblica. Tipologia. As questões atuais acerca da hermenêutica. Os desafios da ‘nova hermenêutica’ para a prática da Exposição Bíblica.
Estudo das técnicas que regem a arte da oratória, observando os cuidados no preparo do conteúdo e no planejamento da comunicação da exposição bíblica, com orientações acerca do público atual e da utilização de recursos tecnológicos nos tempos modernos.
A exposição dos textos sagrados no ministério dos cristãos primitivos. A exposição bíblica no ministério dos reformadores. A exposição bíblica no ministério dos puritanos. A exposição bíblica pelos teólogos latino-americanos. A exposição bíblica na atualidade.
A supremacia das Escrituras. Autoria divina e autoria humana da Bíblia. Análise da doutrina da inspiração das Escrituras. História das traduções da Bíblia. Compreensão do processo de composição do texto bíblico.
Orientações para a elaboração de trabalhos científicos.
Orientação para a escrita do TCC.

Requisitos para admissão:

  • Graduados em qualquer curso superior
  • Graduados em Teologia (reconhecidos ou não) desde que tenham curso igual ou superior a 1600 horas/aula

Documentos Necessários

  • Formulário de inscrição preenchido e assinado
  • Cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação (se a graduação estiver ainda em andamento, desde que sua conclusão se dê antes do início da Pós graduação)
  • Cópia autenticada do histórico escolar de graduação
  • Carta de Apresentação do pastor ou responsável pela Igreja local a qual pertence
  • 2 fotos 3 x 4
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Pagamento da Taxa de Matrícula
  • Curriculum vitae atualizado

Benefícios

  • Acesso a 50 mil livros nas bibliotecas
  • Acesso a todas as dependências da faculdade
  • Certificado de conclusão do curso

Data

  • Início das aulas 08 de agosto
  • Uma vez por semana à noite, às terças-feiras, das 18h:15 às 22h:30

Investimento

  • Mensalidade: R$ 310, 97
  • Total: R$ 6.219,40
  • 20 parcelas de R$ 310, 97

Outras Informações

  • Carga horária: 400 h.
  • Duração: 18 meses.
  • Processo seletivo: a seleção é feita através da análise do currículo do candidato.
  • Nº de vagas: 30 (o curso será ministrado se houver a turma mínima de 15 alunos).

CORPO DOCENTE

Antonio Lazarini Neto

Bacharel em Teologia (SBPV e FATEO/UMESP)
Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo)
Diretor Geral da FTBC, onde também leciona Grego, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento. Colunista do portal Elnet e do Portal Teologia Brasileira (Edições Vida Nova). Autor de 2 livros: O que é Deus? e Filhos da Mãe: uma reflexão acerca da ausência do homem no processo de criação e educação dos filhos, ambos pela Editora MK (RJ).

Luciano Robson Peterlevitz

Bacharel em Teologia (FTBC e FATEO/UMESP)
Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo)
Doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo)
Coordenador Acadêmico da Faculdade Teológica Batista de Campinas, onde também leciona Hebraico, Antigo Testamento e Hermenêutica. É colunista do Portal Teologia Brasileira (Edições Vida Nova), e tem artigos publicados em várias revistas acadêmicas.

Manoel Pedro da Silva

Bacharel em Teologia (FTBSP e CESUMAR)
Licenciado em Sociologia (Faculdade São Marcos – SP)
Mestre em Teologia e Interpretação Bíblica (Faculdade de Teologia Batista do Paraná)

Maria José Martins Duarte Osis

Bacharel em Teologia (FTBC)
Bacharel em Ciências Sociais (UNICAMP)
Mestre em Antropologia Social (UNICAMP)
Doutora em Saúde Pública (USP)

Paulo Vicente Ferreira das Neves

Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Batista de Niterói – STBN)
Licenciado em Educação Religiosa (Instituto de Ciências da Religião do Rio de Janeiro – ICRRJ)
Pós Graduado em Capelania, Clínica Pastoral e Ciências da Religião (Faculdade Teológica Evangélica do Rio de Janeiro – FATERJ)
Mestre em Teologia (Faculdade de Teologia Filadélfia – FATEFI)
Doutor (honoris causa) em Divindade (Centro de Estudos e Pesquisas Teológicas-Filosóficas do Brasil)
Pós Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior da Universidade Anhanguera.
Mestrando em Teologia e Interpretação Bíblica (Faculdade de Teologia Batista do Paraná)